segunda-feira, 28 de março de 2011

Cinema

VIPs

Na última sexta-feira fui ao cinema ver a estreia do filme Vips, com direção de Toniko Melo e Wagner Moura como ator principal. O cinema não estava cheio... e era sexta a noite... Isso só mostra que os brasileiros ainda tem um pouco de preconceito com  filmes brasileiros.


O filme conta a história de Marcelo Nascimento da Rocha, o maior golpista brasileiro. Ele se passou por um dos filhos de um empresário brasileiro, dono da Gol Linhas Aéreas. Esse foi um dos seus maiores golpes. Tirou fotos com famosas, deu até entrevista para o programa do Amaury Júnior. Conseguiu jatinhos particulares ao seu dispor e em sua "carreira" até se passou por um dos líderes do PCC, enquanto estava preso.

O filme foi baseado no livro de Mariana Caltabiano VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso, que também está ganhando um documentário.

Achei, como sempre, a atuação de Wagner Moura fabulosa, mas quem vai ao cinema procurando alguma relação com o famoso capitão Nascimento (Tropa de Elite), esqueça! Moura embarca em um personagem totalmente diferente, às vezes bem hilário.

É um filme interessante, baseado em uma história real de um verdadeiro mentiroso. Mas... com tanta malandragem acontecendo em nosso país, políticos corruptos, "justiça" injusta, o errado se tornando certo... será uma boa ideia dar tanta "importância", a ponto de criar um filme, para uma história errada? Um mentiroso que ganhou fama cometendo crimes? Ou não é errado? Um bandido se dando bem? Acredito que não seja tão incomum assim... É de se pensar.

Sinopse: Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da aviação Gol, durante um Carnaval em Recife.

Assista o trailer:

 

título original: (VIPs)
lançamento: 2011 (Brasil, EUA)
direção:Toniko Melo
atores:Wagner Moura, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Jorge D'Elia.
duração: 96 min
gênero: Drama


1 comentários:

Nathi Canatelli disse...

Ainda existe sim um GRANDE preconceito, o que é uma pena! Porque os filmes brasileiros estão evoluindo na tecnica, roteiro, edição, em tudo! Tropa de Elite 2 conseguiu um otimo orçamento para produzir o filme e um maravilhoso retorno. Talvez assim o Brasil e as leis de incentivo enxergue a qualidade destas produções. Ainda nao tive oportunidade de assistir VIPS mas imagino que o Wagner Moura deu um show de bola. Um ator sem por nem tirar!
Adorei sua critica...;)

Postar um comentário